PROGRAMAÇÃO
05
DE NOVEMBRO DE 2019
MANHÃ - 08h - Local: Auditório da Reitoria – UFS - Campus São
Cristóvão
ABERTURA DO FESTIVAL
Apresentação
Cultural
Representante
de organizações parceiras
Mariana Marcon - Diretora
de Projetos na Associação de Agricultura Orgânica, OAB/SP
Margaret Matos de
Carvalho - Procuradora Regional do Trabalho – MPT/PR
Marco Antonio Carneiro
Menezes – Vice-Presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde – Fiocruz
Paulo Petersen –
Associação Brasileira de Agroecologia – ABA
Erileide Domingues – Povo
Guarani e Kaiowá
Fátima Barros - Movimento
Quilombola do Maranhão (Moquibom), Articulação Nacional Quilombola – ANQ
MOSTRA ESPECIAL -
LANÇAMENTO DE FILME/DEBATE
“El Costo humano de Los Agrotóxicos”. 11'. Documentário. Livre. Argentina.
Direção: Pablo Piovano -
Argentina.
“Fabián, la sombra del êxito". 12' . Livre. Argentina.
Direção: Pablo Piovano -
Argentina.
“O Diagnóstico”. 45'. Documentário. Livre.
Brasil.
Direção: Beto Novaes -
Brasil.
DEBATE
Pablo Piovano - Cineasta,
Fotógrafo/Argentina
Beto Novaes - Pesquisador
UFRJ, Cineasta/Brasil
Raquel Rigotto - Médica e
Pesquisadora – UFC/ABRASCO
Margaret Matos de
Carvalho - Procuradora Regional do Trabalho – MPT/PR
Ada Pontes - Médica e
Pesquisadora – UFCA – Mediação
TARDE - 14h - Local: Auditório da Reitoria – UFS - Campus São
Cristóvão
EXIBIÇÃO DE FILMES DA
MOSTRA PRINCIPAL
Aflorar - o florescer em solos áridos
das mulheres na Caatinga Sergipana. 4’. Direção: Gladson Galego. Experimental.
Livre. Sergipe. Brasil.
Coletivo de Produtoras Elizabeth
Teixeira. 5’. Direção: Gustavo Filipe Ribeiro. Documentário. Livre. São
Paulo. Brasil.
Donas do Mundo. 8’. Direção: Bruno
Xavier, Roger Pires e Yargo Gurjão. Documentário. Livre. Ceará. Brasil.
Farinhada. 20’. Direção:
Manoela Veloso Passos. Documentário. Livre. Sergipe. Brasil.
O Foguete. 10’. Direção:
Ricardo Sena. Ficção. Livre. Bahia. Brasil.
Agro, Ecos e Saberes. 8’. Direção:
Nathalia de Jesus Sibuya. Documentário. Livre. Paraná. Brasil.
Raízes: um facão, uma picareta e um
pilão. 20’. Direção: Gabriel Vilela. Documentário. Livre. Goiás. Brasil.
Da Terra Vem. 14’. Direção: Takeo
Ito e Camila Albrecht. Documentário. Livre. Rio Grande do Sul. Brasil.
Ocupar, Resistir e Produzir! - As
feiras do MST. 13’. Direção: Brigada de Audiovisual Eduardo Coutinho (BAEC). Documentário.
Livre. São Paulo. Brasil.
MOSTRA ESPECIAL -
LANÇAMENTO DE FILME/DEBATE
“Rita, Preta da Paraíba”. 21'. Documentário. Livre.
Brasil.
Direção: Diovanne Filho -
Brasil.
DEBATE
Representantes d@s
realizador@s da mostra principal
Diovanne Filho - Cineasta
- Brasil
Patrícia Tavares -
Educadora - IFG - Goiás – Mediação
NOITE - 19h - Local: Auditório da Reitoria – UFS - Campus São
Cristóvão
EXIBIÇÃO DE FILMES DA
MOSTRA PRINCIPAL
Enraizada. 8’. Direção:
Tiago Delácio. Documentário. Livre. Pernambuco. Brasil.
Mulheres das águas. 32’. Direção:
Beto Novaes. Documentário. Livre. Rio de Janeiro. Brasil.
Entremarés. 8’. Direção:
Anna Andrade. Documentário. Livre. Pernambuco. Brasil.
Dona Dica - Farinha Caiçara. 23’. Direção:
André Telles, Giovana Ciannella. Documentário. Livre. Rio de Janeiro.
Brasil.
Floresta Que Refresca. 05’. Direção:
Ianah Maia. Documentário. Livre. Pernambuco. Brasil.
Sementes. 13’. Direção:
Marcelo Engster. Documentário. Livre. Rio Grande do Sul. Brasil.
Do Campo à Mesa. 21’. Direção:
Laura Baby. Documentário. Livre. Goiás. Brasil.
Não Planto transgênicos para não
apagar minha história. 5’. Direção: Louise Vendramini. Documentário.
Livre. Paraíba. Brasil.
Depois da noite, o claro do dia. 24’. Direção:
Arthur Frazão e Tiago Carvalho. Documentário. Livre. Pernambuco. Brasil.
DEBATE
Representantes d@s
realizador@s da mostra principal
Tainá Marajoara – Povo
Marajoara/MasterChef
Fátima Barros - Movimento
Quilombola do Maranhão (Moquibom), Articulação Nacional Quilombola – ANQ
Maria Emília Lisboa
Pacheco – Pesquisadora, ANA, FBSSAN, FASE – Mediação
Homenagead@s do Festival:
Troféu Ana Primavesi
06
DE NOVEMBRO DE 2019
MANHÃ - 08h - Local: Auditório da Reitoria – UFS - Campus São
Cristóvão
EXIBIÇÃO
DE FILMES DA MOSTRA PRINCIPAL
Beyond Fordlândia (Muito além de
Fordlândia). 75’. Direção: Marcos Colón. Documentário. Livre. Brasil – Estados
Unidos.
Guardiões da Terra - Agroecologia em
Evolução. 72’. Direção: Antônio Bento Mâncio e Fabricio Menicucci. Documentário.
Livre. Rio de Janeiro. Brasil.
DEBATE
Representantes d@s
realizador@s da mostra principal
Erileide Domingues – Povo
Guarani Kaiowá
Valdir Misnerovicz -
Coordenação Nacional MST
Gilmar Kiripuku Galache –
Povo Terena, Cineasta
Mariana Marcon - Diretora
de Projetos na Associação de Agricultura Orgânica, OAB/SP
Ricardo Rezende Figueira
– Pesquisador UFRJ – Mediador
Homenagead@s do Festival:
Troféu Ana Primavesi
TARDE - 14h - Local: Auditório da Reitoria – UFS - Campus São
Cristóvão
MOSTRA ESPECIAL -
LANÇAMENTO DE FILME/DEBATE
“Fio da Meada”. 78'. Documentário.
Livre. Brasil.
Direção: Silvio Tendler -
Brasil.
DEBATE
Silvio Tendler – Cineasta
Marina Tarnowski
Fasanello – Roteirista - NEEPES/ENSP/Fiocruz
Marcelo Firpo de Souza
Porto - Roteirista - NEEPES - ENSP - Fiocruz - DCOS/UFS
André Burigo - GT Saúde e
Ambiente - ABRASCO/FIOCRUZ – Mediação
TARDE - 14h - Local: Centro cultural - Aracaju/SE
MOSTRA ESPECIAL -
EXIBIÇÃO DE FILME
“Martírio”.
162'. Documentário. Livre. Brasil.
Direção: Vincent Carelli,
Ernesto de Carvalho, Tatiana Almeida - Brasil.
DEBATE
Vincent Carelli –
Cineasta e Indigenista
Tainá Marajoara – Povo
Marajoara/MasterChef
Julia Marques - Cineasta,
Professora - DCOS/UFS – Mediação
NOITE - 19h - Local: Auditório da Reitoria – UFS - Campus São
Cristóvão
EXIBIÇÃO DE FILMES DA
MOSTRA PRINCIPAL
La vuelta al campo. 73’. Direção:
Juan Pablo Lepore. Documentário. Livre. Argentina - Brasil.
2º Congresso Nacional Agroflorestal
(Guatemala). 26’. Direção: Márcio dos Santos. Documentário. Livre. São Paulo. Brasil.
A Luta É Pra Valer. 43’. Direção: Cesar
De la Plata. Documentário. Livre. Santa Catarina. Brasil.
Matopiba?!. 29’. Direção:
Gustavo Ohara. Documentário. Livre. Tocantins. Brasil.
Vazão. 10’. Direção:
Cecilia Assy e Marcia Rezende. Documentário. Livre. Pernambuco. Brasil.
MOSTRA ESPECIAL -
LANÇAMENTO DE FILME/DEBATE
“Fredy o el sueño de Noel”. 8'. Documentário. Livre.
Cuba.
Direção: Waldo Ramírez de
La Rivera - Cuba.
DEBATE
Representantes d@s
realizador@s da mostra principal
Waldo Ramírez de la
Rivera – Diretor TV cubana. Cuba.
Iriana Pupo Serrano –
Cineasta. Cuba.
César David Rodríguez –
Cineasta/Colômbia - Mediador
Homenagead@s do Festival:
Troféu Ana Primavesi
07
DE NOVEMBRO DE 2019
MANHÃ - 08h - Local: Auditório da Reitoria – UFS - Campus São
Cristóvão
EXIBIÇÃO
DE FILMES DA MOSTRA PRINCIPAL
Terra Sagrada. 30’. Direção: Aishá
Lourenço. Documentário. Livre. Pernambuco. Brasil.
Jananã. 10’. Direção: Typju
Myky, Minã Myky, Takarauku Myky, Njãsyru Myky, Atu’u Myky, Mãnynu Myky,
Kamtinuwy Myky, Njãwayruku Myky, Kojayru Myky, Tipu’u Myky, Manda Palma e Jade
Rainho. Mato Grosso. Brasil.
Laklãnõ/Xokleng: os órfãos do Vale. 31’. Direção:
Andressa Santa Cruz e Clara Comandolli. Documentário. 14 anos. Santa Catarina.
Brasil.
MOSTRA ESPECIAL -
LANÇAMENTO DE FILME/DEBATE
“Antônio & Piti”.
78'. Documentário. Livre. Brasil.
Direção: Vincent Carelli,
Wewito Piyãko - Brasil.
DEBATE
Representantes d@s
realizador@s da mostra principal
Vincent Carelli –
Cineasta, indigenista
Murilo Mendonça Oliveira
de Souza – Educador, pesquisador - UEG – Mediação
Homenagead@s do Festival:
Troféu Ana Primavesi
ENCERRAMENTO DO FESTIVAL
TROFÉU
ANA PRIMAVESI PARA HOMENAGEAD@S DO FESTIVAL
INTERNACIONAL DE CINEMA AGROECOLÓGICO – FICAECO 2019
Ana Primavesi
Ana Primavesi foi uma das
responsáveis pelos avanços nos estudos sobre a agroecologia, e há
décadas promove ensinamentos sobre a importância do solo como um organismo vivo
e integrado à natureza e que é responsável pela geração da vida e do alimento
saudável para os povos. Uma austríaca que sobreviveu aos horrores do nazismo,
ao ser presa em um campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Mas,
que na década de 1950 migrou para o Brasil, iniciando sua carreira acadêmica e
de atuação militante.
Ela é engenheira agrônoma
e escritora, e no dia (3) de outubro, dia Nacional da Agroecologia, comemorou 99
anos de vida!
Primavesi foi uma das
responsáveis pelos avanços nos estudos sobre o manejo ecológico do solo e sua
difusão, se tornando a pioneira da agroecologia no Brasil e na América Latina.
Ela também desempenhou
papel importante para que a agroecologia fosse pensada como uma ciência e, ao
mesmo tempo, considera um saber popular, que vem sendo praticado há séculos
pelos camponeses, e atualmente reapropriado e resignificado, na produção de alimentos
saudáveis e vivos, sem o uso de agrotóxicos e defensivos químicos.
Devido a sua contribuição
para a organização e a sistematização do debate agroecológico junto aos
camponeses e camponesas nas comunidades rurais, nos espaços acadêmicos e nos
assentamentos e acampamentos de Reforma Agrária, o dia 3 de outubro passou a
ser considerado o Dia Nacional da Agroecologia no Brasil.
E neste sentido, o prêmio
Ana Primavesi dado pelo Festival Internacional de Cinema Agroecológico - FICAECO 2019 fortalece ainda mais a
importância da agroecologia como parte fundamental das relações humanas,
colocando em prática a produção de alimentos saudáveis, a construção de novas
relações com o meio ambiente, mas também, na luta contra toda forma de
exploração no campo e na cidade.
Por Solange Engelmann –
Jornalista, Educadora, Doutora em comunicação, MST.
HOMENAGEAD@S
PRÊMIO ANA PRIMAVESI
Waldo
Ramírez de La Rivera
Bacharel em História da
Arte pela Universidad de Oriente (Santiago de Cuba). Produtor cubano de vídeo e
televisão. Fundador da Televisão Serrana. Diretor geral da TV Cubana.
Atualmente coordena os trabalhos editoriais do Portal da TV Cubana na internet
www.tvcubana.icrt.cu e dirige a Revista Digital e Print do ICRT. Cuba.
Iriana
Pupo Serrano
Estudou na instituição de
ensino UNIVERSIDAD DE LAS ARTES DE CUBA. trabalhou como diretora se televisão
na empresa do Canal Habana e também na empresa TV Serrana. Estudou na
instituição de ensino Instituto Superior de Arte e na instituição de ensino
Instituto Superior Pedagógico de Manzanillo. Realizadora e diretora de
documentários, produtora em Cuba.
Pablo
Piovano
Fotojornalista argentino,
Cineasta. Em 2005 e 2014, Pablo recebeu uma bolsa de estudos da Fundação García
Márquez. Ganhou inúmeros prêmios, incluindo o Phillip Jones Griffiths
Foundation Award, 1º lugar da 'Fundação Manuel Rivera Ortiz' no Festival de
Nova York, o Internacional da Imagen (FINI) no México, e 3º lugar na Foto do
Ano América Latina. “El costo humano de los agrotóxicos” é sua mostra
fotográfica mais premiada no mundo. Ela narra os impactos dos agrotóxicos na
saúde de populações rurais no interior da Argentina. Esta mostra fotográfica
também resultou em um filme, no qual tem o mesmo nome. O filme foi produzido e
dirigido por Pablo Piovano, na Argentina em 2014. Argentina.
Tainá
Marajoara
Indígena do Povo
Marajoara da Ilha do Marajó. Marter-chef, ambientalista, graduada em ciências
sociais na Universidade Federal do Pará - UFPA. Integra o núcleo de pesquisas
David Rockefeller Center, de Harvard University. Diretora do projeto CATA -
Cultura Alimentar Tradicional Amazônica - da Ong Amazônia Viva. Pará.
Ricardo
Rezende Figueira
Padre, Graduado em
Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais (1976),
mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1999) e doutorado no Programa de
Pós-Graduação em Ciências Humanas com ênfase em antropologia, pela Universidade
Federal do Rio de Janeiro (2003) e pós doutorado na Universidad Carlos III, de
Madrid. É docente na UFRJ, localizado no Núcleo de Estudos de Políticas
Públicas em Direitos Humanos. Faz pesquisas sobre a escravidão contemporânea.
Foi consultor de conteúdo em diversos documentários sobre trabalho escravo
contemporâneo. Rio de Janeiro.
Gilmar
Kiripuku Galache
É Terena, graduado em
Design (2008), Mestre em Desenvolvimento Sustentável (CDS / UNB) e coordenador
de estratégias da Associação Cultural de Realizadores Indígenas - ASCURI, um
grupo de jovens realizadores/ produtores culturais indígenas que buscam, por
meio das Novas Tecnologias de Comunicação a garantia dos territórios
tradicionais, bem como o fortalecimento do jeito de ser dos Povos Indígenas de
Mato Grosso do Sul (Brasil). Indígena do Povo Terena, Cineasta, produtor,
fotógrafo. Mato Grosso do Sul.
Vincent
Carelli
Antropólogo, indigenista
e documentarista franco-brasileiro, criador do projeto Vídeo nas Aldeias
(1987), que forma cineastas indígenas. Foi indigenista da Fundação Nacional do
Índio e jornalista e repórter fotográfico free-lancer das revistas Isto é,
Repórter Três e do jornal Movimento. Foi também editor fotográfico e
pesquisador do Projeto Povos Indígenas no Brasil do CEDI - Centro Ecumênico de
Documentação e Informação (sucedido pelo Instituto Socioambiental). No final de
1979, fundou, com um grupo de antropólogos, o Centro de Trabalho Indigenista
(CTI), uma organização independente, sem fins lucrativos, destinada a apoiar projetos
voltados aos indígenas. Foi Diretor do Programa de Índio da TV Universidade
(co-produção do CTI com a UFMT). Ganhador de vários prêmios de cinema nacionais
e internacionais.
Erileide
Domingues
Liderança indígena do
povo Guarani Kaiowá do Mato Grosso do Sul. Luta em defesa do seu território e
em defesa do Cerrado. A partir da chegada de portugueses e espanhóis no XVI e
até o XVIII a história dos Guarani e Kaiowá foi marcada pela presença
missionária jesuítica que os queria catequizar, no sistema colonial espanhol,
permitindo que o colonizador escravizasse os indígenas sob o disfarce oficial
de proteção.
Maria
de Fátima Barros
Integrante da Fundação
Barros, do Movimento Quilombola do Maranhão (Moquibom) e da Articulação
Nacional Quilombola – ANQ. Cursou pedagogia na Universidade Federal de Goiás
(UFG). Nascida no município de Araguatins, na Comunidade Quilombola da Ilha de
São Vicente, região norte do Brasil, microrregião do Bico do Papagaio, no
estado Tocantins. É filha de uma família de dez irmãos, seu pai era um lavrador
e sua mãe uma remanescente quilombola que exerceu a profissão de quebradeira de
coco e lavradora.
27/10/2019
LISTA DA SELEÇÃO
OFICIAL DE FILMES
É
com alegria que informamos o resultado dos filmes selecionados para a Mostra
Principal do Festival Internacional de Cinema Agroecológico – FICAECO 2019. O
Festival acontecerá entre os dias 05 a 07 de novembro de 2019 no Cine Teatro
UFS - Campus São Cristóvão, da Universidade Federal de Sergipe, dentro da
programação do Congresso Brasileiro de Agroecologia – CBA. As sessões serão
gratuitas.
O festival recebeu inscrições de 18 estados brasileiros, entre eles,
Pernambuco, Bahia, Santa Catarina, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do
Sul, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Tocantins, Distrito Federal,
Mato Grosso, Pará, Minas Gerais, Ceará e Acre.
O Festival recebeu também inscrições internacionais vindo de Cuba,
Argentina, Bolívia, Brasil - Estados Unidos e Colômbia, num total de 81 filmes
inscritos na Mostra Principal.
Segue a lista dos selecionados para a Mostra Principal do Festival Internacional de Cinema Agroecológico – FICAECO 2019 nas categorias Curta, Média e Longa.
CATEGORIA LONGA:
Beyond Fordlândia (Muito além de Fordlândia). 75’. Direção:
Marcos Colón. Brasil – Estados Unidos.
Guardiões da Terra - Agroecologia em Evolução. 72’. Direção:
Antônio Bento Mâncio e Fabricio Menicucci. Rio de Janeiro. Brasil.
La vuelta al campo. 73’. Direção: Juan Pablo Lepore. Argentina -
Brasil.
CATEGORIA MÉDIA:
A Luta É Pra Valer. 43’. Direção: Cesar De la Plata.
Santa Catarina. Brasil.
Laklãnõ/Xokleng: os órfãos do Vale. 31’. Direção: Andressa Santa
Cruz e Clara Comandolli. Santa Catarina. Brasil.
Mulheres das águas. 32’. Direção: Beto Novaes. Rio de Janeiro.
Brasil.
CATEGORIA CURTA:
2º Congresso Nacional Agroflorestal (Guatemala). 26’. Direção:
Márcio dos Santos. São Paulo. Brasil.
Aflorar - o florescer em solos áridos das mulheres na Caatinga
Sergipana. 4’. Direção: Gladson Galego. Sergipe. Brasil.
Agro, Ecos e Saberes. 8’. Direção: Nathalia de Jesus
Sibuya. Paraná. Brasil.
Coletivo de Produtoras Elizabeth Teixeira. 5’. Direção:
Gustavo Filipe Ribeiro. São Paulo. Brasil.
Da Terra Vem. 14’. Direção: Takeo Ito e Camila Albrecht. Rio
Grande do Sul. Brasil.
Depois da noite, o claro do dia. 24’. Direção: Arthur Frazão e
Tiago Carvalho. Pernambuco. Brasil.
Do Campo à Mesa. 21’. Direção: Laura Baby. Goiás.
Brasil.
Dona Dica - Farinha Caiçara. 23’. Direção: André Telles,
Giovana Ciannella. Rio de Janeiro. Brasil.
Donas do Mundo. 8’. Direção: Bruno Xavier, Roger
Pires e Yargo Gurjão. Ceará. Brasil.
Enraizada. 8’. Direção: Tiago Delácio. Pernambuco. Brasil.
Entremarés. 8’. Direção: Anna Andrade. Pernambuco. Brasil.
Farinhada. 20’. Direção: Manoela Veloso Passos. Sergipe. Brasil.
Floresta Que Refresca. 05’. Direção: Ianah Maia.
Pernambuco. Brasil.
Jananã. 30’. Direção: Typju Myky, Minã Myky, Takarauku Myky, Njãsyru Myky, Atu’u
Myky, Mãnynu Myky, Kamtinuwy Myky, Njãwayruku Myky, Kojayru Myky, Tipu’u Myky,
manda Palma e Jade Rainho. Mato Grosso. Brasil.
Matopiba?!. 29’. Direção: Gustavo Ohara. Tocantins. Brasil.
Não Planto transgênicos para não apagar minha história. 5’. Direção:
Louise Vendramini. Paraíba. Brasil.
O Foguete. 10’. Direção: Ricardo Sena. Bahia. Brasil.
Ocupar, Resistir e Produzir! - As feiras do MST. 13’. Direção:
Brigada de Audiovisual Eduardo Coutinho (BAEC). São Paulo. Brasil.
Raízes: um facão, uma picareta e um pilão. 20’. Direção:
Gabriel Vilela. GO. Brasil.
Sementes. 13’. Direção: Marcelo Engster. Rio Grande do Sul.
Brasil.
Terra Sagrada. 30’. Direção: Aishá Lourenço. Pernambuco.
Brasil.
Vazão. 10’. Direção:
Cecilia Assy e Marcia Rezende. Pernambuco. Brasil.
Publicado em 11/10/2019.
Curadoria - Festival Internacional de Cinema Agroecológico - FICAECO 2019.
__________________________________________________________________________
Abertas as inscrições para o Festival Internacional de Cinema Agroecológico. Festival será realizado em Sergipe e compõe a programação do XI Congresso Brasileiro de Agroecologia.
“O cinema é um modo divino de contar a vida.”
(Federico Fellini)
Em tempos de imensos desafios na construção diária do fazer agroecológico, o audiovisual tem cumprido um papel essencial, seja enquanto ferramenta pedagógica na luta pela defesa dos territórios, ou como potencializador de diálogos e trocas de saberes para a construção de relações justas e igualitárias entre o ser humano e o meio ambiente.
Em diversos países, principalmente pela América Latina, tem sido potente o crescimento de realizações audiovisuais que trazem a público as narrativas invisibilizadas das famílias camponesas e dos povos indígenas e quilombolas, que denunciam as mazelas causadas pelo uso indiscriminado de agrotóxicos ou que expõem as batalhas travadas contra a desigualdade socioeconômica e a concentração fundiária, a questão de gênero, dos direitos humanos, entre outros temas caros à luta pela agroecologia.
Por isso, com o objetivo de potencializar a difusão da produção audiovisual e promover o intercâmbio entre cineastas, atores, produtores agroecológicos, pesquisadores e comunidades tradicionais, a ABA-Agroecologia e a Rede Sergipana de Agroecologia (RESEA) divulgam a abertura das inscrições para o Festival Internacional de Cinema Agroecológico (FICAECO).
Até o dia 15 de agosto, poderão ser inscritos no FICAECO os filmes realizados a partir de 1º de janeiro de 2016, nas modalidades curta, média e longa-metragem, a partir dos gêneros: ficção, animação, documental ou experimental, com temática agroecológica. As inscrições são gratuitas.
REGULAMENTO
I – DA DATA E LOCAL
Art. 1º – O FICAECO – Festival
Internacional de Cinema Agroecológico se realizará na Universidade Federal de
Sergipe (UFS), Campus São Cristóvão - estado de Sergipe, Brasil, no período de
05 a 07 de novembro de 2019.
.
II - DA ORGANIZAÇÃO
Art. 2º - O FICAECO 2019 será
organizado e realizado pelo Congresso Brasileiro de Agroecologia e instituições
parceiras.
III – DA FINALIDADE
Art. 3º – O FICAECO tem como finalidade divulgar, exibir e
homenagear obras audiovisuais de curta-metragem (aquelas com até 29 minutos e
59 segundos de duração), média-metragem (com duração entre 30 minutos e 69
minutos e 59 segundos) e longa-metragem (aquelas a partir de 70 minutos de
duração), nos gêneros ficção, animação, documental ou experimental, com
temática agroecológica, produzidas em qualquer parte da América latina de
língua espanhola e portuguesa, além de promover ações de difusão, o debate e o
intercâmbio entre cineastas, produtores agroecológicos, pesquisadores e
comunidades.
IV – DA INSCRIÇÃO
Art. 4º – Estão aptos a se
inscreverem para o FICAECO 2019 filmes
com temática agroecológica produzidos nos países da América Latina de língua
espanhola e portuguesa e lançados a partir de 1º de janeiro de 2016.
Art. 5º – As inscrições estarão
abertas entre as 08:00 horas do dia 10/07/2019 e as 18:00 horas do dia 15/08/2019 Inscrições Prorrogadas até o as 18:00 horas do dia 15/09/2019,
conforme horário oficial de Brasília-DF, por meio do preenchimento de ficha de
inscrição eletrônica no site http://www.cbagroecologia.org.br/
Art. 6º – No ato da inscrição
online, o produtor ou realizador deverá anexar um link privado, com a respectiva
senha do filme (se houver) habilitado para download exclusivamente em formato
mp4 ou quicktime.
Art. 7º – A organização do
FICAECO 2019 não se responsabiliza por links corrompidos, danificados ou
inacessíveis enviados ao festival.
V – DA SELEÇÃO
Art. 8º – Uma curadoria convidada
pela organização do festival selecionará, dentre as obras inscritas, aquelas
que participarão da Mostra Oficial, tendo total autonomia para desclassificar
as obras que não se enquadrarem nos critérios do FICAECO 2019 ou não atenderem
às exigências do presente regulamento.
Art. 9º – A lista das obras
selecionadas para Mostra Oficial será publicada no site do Congresso Brasileiro
de Agroecologia 2019 (http://www.cbagroecologia.org.br/) até 20 de setembro de 2019, sendo esse prazo prorrogável a
critério da organização do FICAECO e devidamente informado em nosso site.
VI – DAS OBRAS SELECIONADAS
Art. 10º –As cópias para exibição
dos filmes selecionados deverão impreterivelmente chegar ao escritório do
FICAECO até o dia 10 outubro de 2019, às 18 horas, através do seguinte
endereço:
Link para download enviado para: festivalcineagroecologico@gmail.com
Parágrafo Primeiro – Filmes
selecionados cujas cópias não chegarem até o escritório do Festival no prazo
previsto no edital poderão ser desclassificados, a critério da organização e
produção do Festival.
Parágrafo Segundo – As obras
selecionadas serão exibidas na Mostra do FICAECO 2019 no formato MOV H264 ou
Bluray.
VII – DA PREMIAÇÃO
Art. 12 – O
Júri Oficial do FICAECO, indicado pela organização do Congresso Brasileiro de
Agroecologia, será constituído por membros de destacada atuação audiovisual ou
agroecológica e coordenado por um presidente, responsável pelas atas de
reuniões, sendo suas decisões soberanas e irrecorríveis.
Art. 13 – O
Júri Oficial concederá os seguintes troféus:
I. Troféu Festival
Internacional de Cinema Agroecológico para todas as obras selecionadas para a
mostra principal.
II. Certificado
Festival Internacional de Cinema Agroecológico para todas as obras selecionadas
para a mostra principal.
III. Troféu
Ana Primavesi as pessoas que serão homenageadas pelos trabalhos prestados no
cinema e também na agroecologia.
IV. Todas as
obras de língua ou Legendadas em espanhol da mostra principal devidamente
aprovadas pelos seus realizadores serão exibidas a partir de um convênio na TV
Cubana em Cuba em 2020.
Art. 14 – Serão admitidos outros
prêmios oferecidos por instituições nacionais ou internacionais, desde que
previamente aprovados pela organização do Festival.
VIII – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS
Art. 15 – A organização do
Festival reserva-se o direito de exibição, sem ônus, em cinema, televisão e
internet, de extrato de até 3 (três) minutos das obras selecionadas para efeito
de divulgação do Festival.
Art. 16 – As obras selecionadas
serão exibidas em um ambiente com as seguintes especificações técnicas:
I – Sala 01: Sala com sistema de
projeção em MOV H264 e Bluray com projetor de no mínimo 20.000 ansilumens e som
Dolby Digital 5.1.
Parágrafo Primeiro – A montagem da grade de
exibição dos filmes para os ambientes de projeção será de responsabilidade da
organização do festival, considerando a classificação indicativa e os temas
abordados.
Art. 17 – O envio da inscrição
pelo produtor ou realizador da obra audiovisual implica na aceitação plena
deste regulamento.
Parágrafo Único – O presente
regulamento está redigido em português e espanhol, prevalecendo, em caso de
dúvida, a interpretação em português.
Art. 18 – Os casos omissos neste regulamento
serão dirimidos pela organização do FICAECO 2019 em reunião coordenada pela
organização do Congresso Brasileiro de Agroecologia sendo suas decisões
irrevogáveis.
Informações/Contato: festivalcineagroecologico@gmail.com
Waldo Ramírez de la Rivera
Bacharel em História da Arte pela Universidad de Oriente (Santiago de Cuba). Produtor cubano de vídeo e televisão. Fundador da Televisão Serrana. Diretor geral da TV Cubana. Atualmente coordena os trabalhos editoriais do Portal da TV Cubana na internet www.tvcubana.icrt.cu e dirige a Revista Digital e Print do ICRT. Cuba.
Iriana Pupo Serrano
Estudou na instituição de ensino UNIVERSIDAD DE LAS ARTES DE CUBA. trabalhou como diretora se televisão na empresa do Canal Habana e também na empresa TV Serrana. Estudou na instituição de ensino Instituto Superior de Arte e na instituição de ensino Instituto Superior Pedagógico de Manzanillo. Realizadora e diretora de documentários, produtora em Cuba.
César David Rodríguez
Engenheiro com atuação em extensão e desenvolvimento rural sustentável, planejamento de sistemas de energia renovável e processos educativos voltados à agroecologia. Possui graduação em Ingeniería en Mecanización Agropecuária - Universidad Agraria de la Habana (2010) Membro do grupo da comunicação e produção audiovisual do Núcleo de extensão e pesquisa em agroecologia e agroecossistemas NEPAA. Estudante do Cinema no Instituto Federal de Goiás. Colômbia.
Pablo Piovano
Fotojornalista argentino, Cineasta. Em 2005 e 2014, Pablo recebeu uma bolsa de estudos da Fundação García Márquez. Ganhou inúmeros prêmios, incluindo o Phillip Jones Griffiths Foundation Award, 1º lugar da 'Fundação Manuel Rivera Ortiz' no Festival de Nova York, o Internacional da Imagen (FINI) no México, e 3º lugar na Foto do Ano América Latina. “El costo humano de los agrotóxicos” é sua mostra fotográfica mais premiada no mundo. Ela narra os impactos dos agrotóxicos na saúde de populações rurais no interior da Argentina. Esta mostra fotográfica também resultou em um filme, no qual tem o mesmo nome. O filme foi produzido e dirigido por Pablo Piovano, na Argentina em 2014. Argentina.
Gloria Piedrahita Sarmiento
Cineasta, fotógrafa e produtora. Mestra em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás, Bolsista OEA-GCUB-2014. Pesquisadora do Núcleo de Agroecologia e Educação do Campo Gwatá - Universidade Estadual de Goiás, Editora audiovisual - ESSÁ Filmes. Especialização Lato Sensu - Formação Docente em História e Cultura das Africanidades Brasileiras. Possui graduação em Licenciatura en Comunicación e Informática Educativa - Universidad Tecnológica de Pereira, Colômbia (2010). Lecionou na Universidad Tecnológica de Pereira – Colômbia. Assessorou pesquisas no programa Ondas-Risaralda - Colciencias (Departamento Administrativo da Ciência, Tecnologia e inovação), na linha de pesquisa Pedagogia e Currículo. Colômbia.
Yanara Galvão
Professora, cineclubista, produtora cultural. Possui mestrado em Cinema e Narrativas Sociais (PPGCINE/ UFS), com pesquisa sobre as mulheres no cinema, suas trajetórias, políticas e estéticas, centrando-se na experiência de Pernambuco. Pernambuco.
Patrícia Mousinho
Educadora Ambiental, fotógrafa. Pós-graduada em Avaliação, Planejamento e Gerenciamento Ambiental (UERJ), Mestre em Ciência da Informação (UFRJ). Nos últimos dez anos, vem atuando no Festival Internacional de Cinema Ambiental (FICA), onde já foi gerente de produção do Fórum de Meio Ambiente e do Fórum de Cinema, membro do Júri de Seleção e do Júri da Mostra Competitiva do Festival, além do júri da Mostra da Associação Brasileira de Documentaristas. Goiás.
Eduardo Tornagli
Ator, diretor, poeta. Atuou em várias telenovelas, filmes e peças. Na TV teve destaque como o Rafael da telenovela “A Gata Comeu” de 1985, atuando ainda em: “A Moreninha”, “Vejo a Lua no Céu”, “Memórias de Amor”, “O Espantalho”, “Vereda Tropical” e “Carmem”. No cinema atuou no longa “O Principe”, de 2005, e em vários outros durante as décadas de 70 e 80. Atualmente dá aulas de teatro para comunidades carentes do Rio de Janeiro, escreve e organiza eventos de literatura e divulgação de poesia contemporânea. Participa do Movimento Humanos Direitos Rio de Janeiro.
Márcio Venício Nunes
jornalista e Documentarista. Graduado em ciências sociais, jornalismo e especialista em cinema documental. Trabalha há 35 anos com jornalismo televisivo e atualmente é apresentador e editor chefe do programa Jornal do Campo (TV Anhanguera/Globo). Produziu e dirigiu dezenas de documentários com temas sociais.
Tainá Marajoara
Indígena do Povo Marajoara da Ilha do Marajó. Marter-chef, ambientalista, graduada em ciências sociais na Universidade Federal do Pará - UFPA. Integra o núcleo de pesquisas David Rockefeller Center, de Harvard University. Diretora do projeto CATA - Cultura Alimentar Tradicional Amazônica - da Ong Amazônia Viva. Pará.
Ricardo Rezende Figueira
Padre, Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais (1976), mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1999) e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas com ênfase em antropologia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e pós doutorado na Universidad Carlos III, de Madrid. É docente na UFRJ, localizado no Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos. Faz pesquisas sobre a escravidão contemporânea. Foi consultor de conteúdo em diversos documentários sobre trabalho escravo contemporâneo. Rio de Janeiro.
Gilmar Kiripuku Galache
É Terena, graduado em Design (2008), Mestre em Desenvolvimento Sustentável (CDS / UNB) e coordenador de estratégias da Associação Cultural de Realizadores Indígenas - ASCURI, um grupo de jovens realizadores/ produtores culturais indígenas que buscam, por meio das Novas Tecnologias de Comunicação a garantia dos territórios tradicionais, bem como o fortalecimento do jeito de ser dos Povos Indígenas de Mato Grosso do Sul (Brasil). Indígena do Povo Terena, Cineasta, produtor, fotógrafo. Mato Grosso do Sul.
Ademilson Kikito Concianza
É Kaiowá, ator e cineasta com formação em edição, montagem e fotografia no Brasil e Bolívia. Atua ativamente na Associação Cultural de Realizadores Indígenas - ASCURI, um grupo de jovens realizadores/produtores culturais indígenas que buscam, por meio das Novas Tecnologias de Comunicação a garantia dos territórios tradicionais, bem como o fortalecimento do jeito de ser dos Povos Indígenas de Mato Grosso do Sul (Brasil). Tem vários documentários produzidos a partir da história dos Kaiowás. Mato Grosso do Sul.
Wilson Rocha Fernandes Assis
Mestre em História pela UFG e em Direito Constitucional pela Universidade de Sevilha/Espanha. Procurador da República. Representante do MPF no Conselho Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais Goiás.
Rodrigo Arajeju
Cineasta, produtor, fotógrafo. É realizador na produtora independente 7G Documenta e mestre em Sustentabilidade Junto a Povos e Terras Tradicionais, pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB. Com o Povo Kaiowa, desde 2014, produz documentários e vídeos sobre as lutas e os lutos nas retomadas. Brasília.
Marise Urbano
Mestranda pelo Programa Interdisciplinar de pós-graduação em Cinema pelo PPGCINE/ UFS e pelo Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade – UFBA. Coordenadora do Coletivo Periférico de Cinema – COPECINE, é responsável pela GIRA POMBA PRODUÇÕES. Exerce função como técnica de som; produtora; diretora, roteirista, pesquisadora e facilitadora. Diretora dos curtas-metragens “Tomates Maduros” (2018), “Com os pés no Chão” (2017), “Boa Noite” (2015) e “Sentinela” (2014); assistente de direção em “Cleo” (2015) de Malaika KB; técnica de som em “Presente de Mãe D´água” (2016) de Malaika KB, “Por onde ELAS andam” (2015) de Yasmin Muller e na Pesquisa documental "Mulheres negras que não se deixaram escravizar" (2017-2018) de Lilih Curi. Participou da curadoria da II Mostra Lugar de Mulher é no Cinema. Ministrou oficina sobre Reflexões de raça e gênero no cinema contemporâneo pelo EGBÉ - Mostra de Cinema Negro; oficina de Roteiro em Remanso - Ba pelo CACINBA E CUCA e ministrou aulas de desenho de som pelo Curso Livre de Cinema - CLIC em 2017. É idealizadora e coordenadora da Mostra Cine Dendê. Participa de palestras e debates. Atualmente estuda o Ruído no Cinema de Periferia. Bahia.
Elenízia da Mata
Contadora de histórias e cantora. Graduada em Letras –UEG, MBA em Gestão do Terceiro Setor – ESUP, Especialização em Direitos Humanos – UFG. Coordena o Centro Especializado de Atendimento à Mulher da Cidade de Goiás/GO desde 2013. Vice-coordenadora do Fórum de Políticas Públicas para Mulheres da Cidade de Goiás. Consultora e instrutora credenciada Sebrae.Membro da ASCENDA- Associação de empresários e empreendedores para o fortalecimento do afro-empreendedorismo. Sócia proprietária da empresa IdeiasBr - Instrutoria e Consultoria e da empresa Lux Mundi Energias Renováveis.
Luciana Oliveira
Cineasta e Mestra em Cinema e Narrativas Sociais (PPGCINE/UFS). Co-idealizadora da EGBE - Mostra de Cinema Negro de Sergipe, cineclubista no Cineclube Itinerante Candeeiro e sócia na produtora Rolimã filmes. Dirigiu o documentário “O corpo é meu” (2014) premiado no Festival de la Mujer Marialionza na Venezuela (2015) e com o Prêmio Antonieta Barros (2016). Dentre outras produções, como clipes musicais de artistas sergipanas. Sergipe.
José Valdir Misnerovicz
Camponês, ativista, militante do MST- Via Campesina. Graduado em Geografia Licenciatura e Bacharelado pela UNESP - Presidente Prudente - SP, Mestre em Geografia pela UFG – GO. Rio Grande do Sul.
Lázaro Ribeiro
Mestrando no programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Performances Culturais na Universidade Federal de Goiás - UFG. Pós-Graduado em Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadania pela UFG. Graduado em História pela Universidade Estadual de Goiás - UEG. Realizador (roteirista e diretor) de cinema e audiovisual. Coordenador do Ponto de Cultura Imagem da Memória CIA Express Arte. Entre suas produções independentes de cinema estão “Maria Macaca” (2015). Vencedor de diversos prêmios, entre eles o Troféu Luiz Gonzaga (Melhor Filme Júri Popular) e o Troféu Bernardo Élis (Segundo Melhor Filme Goiano - FICA 2015). Produziu outras obras como: “Caminho de Pedras” (vida e obra de Cora Coralina) e “HUGO” (2017), curta sobre a vida e obra de um dos maiores regionalistas do nosso país, o escritor Hugo de Carvalho Ramos. Goiás.
Graziele Andrade Ferreira
Atual coordenadora geral do Núcleo de Produção Digital (NPD) Orlando Vieira, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (FUNCAJU) da Prefeitura de Aracaju. Mestranda em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe. Desde 2016, Conselheira de Estado da Cultura de Sergipe. Integrou a diretoria de diversas entidades de classe, inclusive foi articuladora nacional e diretora nordeste do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (2012 a 2014). Coordenadora Geral do Núcleo (NPD) Orlando Vieira da Prefeitura Municipal de Aracaju, integrante do Programa Olhar Brasil da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (2009 a 2012). Articuladora Audiovisual do Plano Municipal de Cultura de Aracaju (2012). Jurada do X Edital Ceará de Cinema e Vídeo (Governo do Ceará – 2012) e do 7º Edital do Audiovisual de Pernambuco (Governo de Pernambuco- 2014).
Nadine Carolina Araújo dos Santos do Nascimento
Bailarina em Dança Contemporânea e Bellet Clássico, Formada em Jornalismo pela Universidade Católica de São Paulo – SP, atualmente assessora de comunicação da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, atuou como repórter pelo Jornal Brasil de Fato e Le Monde Diplomatique Brasil.
ORGANIZAÇÃO
Organização Geral
Dagmar Talga
Priscilla de Souza Viana
Rodrigo Santana
Diogo de Souza
Secretaria
Érika Teles
Secretaria
Érika Teles
Tráfego de Filmes/técnica/designer
gráfico
Janiel Divino de Souza
João Dornelles
César David Rodríguez
Comunicação
Luiza Damigo
Ana Carolina Santomé Franco
João Dornelles
Glória Piedrahita Sarmiento
Ana Carolina Santomé Franco
João Dornelles
Glória Piedrahita Sarmiento
Produção
Glória Piedrahita Sarmiento
Ada Cristina Pontes Aguiar
Rita Simone
Jaqueline Vilas Boas Talga
Mariana Marcon
Ricardo Rezende Figueira
Maurício Antônio Cruz
André Burigo
ORGANIZAÇÃO GERAL
Dagmar Talga
Priscilla de Souza Viana
Rodrigo Santana
Diogo de Souza
SECRETARIA
Érika Teles
TRÁFEGO DE FILMES/TÉCNICA/DESIGNER GRÁFICO
Janiel Divino de Souza
João Dornelles
César David Rodríguez
COMUNICAÇÃO
Luiza Damigo
Ana Carolina Santomé Franco
João Dornelles
Glória Piedrahita Sarmiento
PRODUÇÃO
Glória Piedrahita Sarmiento
Ada Cristina Pontes Aguiar
Rita Simone
Jaqueline Vilas Boas Talga
Mariana Marcon
Ricardo Rezende Figueira
Maurício Antônio Cruz
André Burigo
Agnes Aparecida Santos
ASSESSORIA CIENTÍFICA
Ada Cristina Pontes Aguiar
Mariana Marcon
Ricardo Rezende Figueira
Maurício Antônio Cruz
André Burigo
ORGANIZAÇÃO GERAL
Dagmar Talga
Priscilla de Souza Viana
Rodrigo Santana
Diogo de Souza
SECRETARIA
Érika Teles
TRÁFEGO DE FILMES/TÉCNICA/DESIGNER GRÁFICO
Janiel Divino de Souza
João Dornelles
César David Rodríguez
COMUNICAÇÃO
Luiza Damigo
Ana Carolina Santomé Franco
João Dornelles
Glória Piedrahita Sarmiento
PRODUÇÃO
Glória Piedrahita Sarmiento
Ada Cristina Pontes Aguiar
Rita Simone
Jaqueline Vilas Boas Talga
Mariana Marcon
Ricardo Rezende Figueira
Maurício Antônio Cruz
André Burigo
Agnes Aparecida Santos
ASSESSORIA CIENTÍFICA
Ada Cristina Pontes Aguiar
Assessoria Científica
Ada Cristina Pontes Aguiar